
TUPAPE
Tudo para Pedagogia
Letra da música:
“Corre cutia na casa da tia Corre cipó, na casa da vó Lencinho na mão caiu no chão Moça bonita do meu coração Quem olhar é um bobão E vai levar um beliscão Bem na ponta do dedão.”
“Corre cutia de noite e de dia Corre cipó na casa da avó Lencinho na mão Caiu no chão Moça(o) bonita(o) do meu coração Pode jogar? Pode! Ninguém vai olhar? Não!”
FONTE: Pinterest
Corre Cutia
Faixa etária: a partir de 4 anos.
Estimula: Coordenação motora, equilíbrio, direção, atenção, concentração, esquema corporal, agilidade e força muscular.
Sobre esta brincadeira: Também é conhecida como “lencinho branco” ou “lenço atrás”. Corre Cutia é uma brincadeira do tipo “pega-pega com ciranda”. Ninguém sabe ao certo quem compôs a cantiga e nem como a brincadeira surgiu, mas sabe-se que é jogada há muitos anos, desde os tempos dos avós dos nossos avós. Sua cantiga varia de acordo com a cultura local.
Desenvolvimento: Material: Um lencinho de pano (ou um pedaço de pano). Número de participantes: Mínimo 4 participantes. Modo de brincar: 1. As crianças formam uma roda e sentam no chão, menos uma; 2. A criança que sobrou corre pelo lado de fora da roda com o lenço na mão, ao ritmo da ciranda; 3. Ao final da música, as crianças da roda abaixam a cabeça e tapam os olhos com as mãos. A criança que está fora da roda deixa cair o lencinho atrás de alguma outra que esteja sentada. Quando esta perceber, começa o pega-pega entre as duas. Quem está com o lenço é o pegador. Esta pessoa tem que pegar a que estava do lado de fora antes que ela tome seu lugar. Se a criança que estava do lado de fora consegue sentar no lugar vago, a que estava sentada fica do lado de fora. Mas, se ela for pega, irá para o meio da roda e terá que pagar um mico.